No dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Marinas Nacionais implantou a segunda fase da coleta seletiva de resíduos, com a separação e destinação de papéis, vidros, plásticos, metais e orgânicos.
Foram ministradas palestras educativas aos colaboradores da marina, pelo presidente da Cooperben, Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis e Educação Ambiental, Marcelo S. de Mello, que fará o recolhimento do material separado.
A palestra abordou, além da conceituação dos resíduos recicláveis, os impactos que o lixo gera, tanto positivos, por meio de geração de renda, quanto negativos, como a contaminação do ecossistema. Alguns produtos gerados com os resíduos recicláveis foram exibidos, como a camisa com malha feita de garrafas “pet” e a telha confeccionada com caixas de leite “longa vida”.
Para Marcelo de Mello, o sucesso da implantação da separação de resíduos depende do empenho das pessoas, com a criação de comitês e da formação de gestores do projeto. A conscientização também é importante. “Programaremos visitas à cooperativa para que as pessoas conheçam o nosso trabalho.”
Geração de trabalho e renda
A missão da Cooperben, localizada no Guarujá, além da educação ambiental, é a geração de trabalho e renda. “São 24 cooperados ativos, garantindo o sustento de suas famílias por meio desse trabalho”, conta Marcelo de Mello.
A Cooperben faz a coleta e beneficiamento dos resíduos, implanta programas de coleta seletiva e gestão de resíduos.
Lixeiras
As lixeiras para os resíduos possuem diferentes cores e foram instaladas na área externa da marina, além de pontos importantes, como o refeitório dos colaboradores e a administração.
O pintor Alexandre da Silva, que trabalha no setor de Manutenção da Marinas Nacionais, já faz a destinação de garrafas tipo “pet” em sua casa. Ele acredita no sucesso da coleta na marina. “Mas precisaremos da colaboração de todos”, alerta.
Os resíduos de óleo, graxa, combustível e materiais contaminados continuam com a destinação aos coletores localizados no Posto de Abastecimento da Marinas Nacionais.
Fonte:http://www.marinasnacionais.com.br/detalhe.php?codigo=161
Nenhum comentário:
Postar um comentário