terça-feira, 22 de novembro de 2011

Educação e Meio Ambiente: quando os dois se cruzam




Depoimento: O projeto Recicla Elektro é a concretização de um sonho, que virou idéia fixa, que virou projeto, que virou aposta de profissionais da Elektro, que virou realidade. Mas a história é conhecida por muitos que esperaram isso acontecer.

Após o lançamento do projeto, muitos ex-alunos (da escola que sou professora há 10 anos, E.E.Marechal do Ar Eduardo Gomes) se manifestaram em reconhecimento e apoio a esta realização. Faço questão de postar no Blog oficial da CooperBen um diálogo meu com um ex-aluno pelo Facebook, que entrou em contato para parabenizar-nos.

Este é o registro de que não tivemos receio em declarar nossas intenções, mesmo quando ninguém acreditava que isso fosse possível de acontecer.

Aqui está o trecho:

"Conversa entre eu e meu ex-aluno Robson Dias Nogueira:
(sobre o projeto Recicla Elektro)

Robson Dias Nogueira: É isso ae professora tá certo tem q acreditar no sonho pq se agente não acredita no nosso próprio sonho é melhor nem viver
Lembro q a senhora falou isso pra gente
Q o ser humano q não não tem sonhos,projetos e objetivos na vida tá nesse mundo aki a toa

Eu:Agradeço as palavras de apoio. Vou aparecer numa entrevista na TV Guaru, no programa Assunto Cidade. Lá contei muitas coisas, um pouco da nossa história, etc. Vai aparecer às 20hs45 e às 12hs45. Veja lá, se puder.

Robson Dias Nogueira:Eu gostei dessa frase q a senhora falou e é uma verdade
Aki no Perequê não pega mas vai passar no Youtube ?ae eu vejo

Eu: Eu acredito nisso sim. Na verdade, tento passar aos alunos um pouco de conhecimento e um pouco de ensinamento de vida. Acho que faz parte da profissão de um educador.

Robson Dias Nogueira: A senhora falou a frase e vive ela isso q é legal sabia????

Eu:Que é isso, assim você me deixa encabulada...

Robson Dias Nogueira: Tá vendo eu relembrei algo q vc me ensinou???

Eu: Isso me deixa cheia de orgulho, saber que fiz diferença, mesmo que singela, na vida de meus alunos.

Robson Dias Nogueira: Professora a senhora ensinou pra um monte de gente nakela sala,qm prestou atenção como eu pegou esse rico ensinamento tão simples mas essencial,qm não aproveitou não vai aproveitar +

(pedi autorização para ele, foi concedida, para que eu postasse nosso chat. É importante para um professor saber que sua atuação não é em vão, às vezes é difícil, mas estes momentos é que fazem valer a pena)

Realizar o que se acredita, depois de falar sobre o que se acredita é o que mais educa. Por isso o projeto Recicla Elektro: para as pessoas realizarem a separação e o envio de resíduos para reciclagem. Chega de falar. É preciso realizar.
Obrigada, Robson por me lembrar que nossa história não foi em vão.

Rosana Santos de Mello
Coordenadora de Projetos Pedagógicos Ambientais
CooperBen