O projeto piloto para a implantação do sistema de coleta seletiva de detritos domésticos, em Cubatão, entra em operação em agosto. A Vila dos Pescadores, onde já atua equipe de agentes ambientais, será o primeiro núcleo beneficiado. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (6) pelo assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Carlos André Gaspar dos Santos.
“Será um ponto de entrega voluntária de materiais para reciclagem”, informou Santos. “Em uma área de cerca de 300 metros quadrados, o material entregue – vidro, plástico, madeira ou entulho – passará por uma pré-triagem. Em seguida, será transportado para o galpão da cooperativa”.
Santos disse que a Semam escolheu inicialmente a Vila dos Pescadores porque o local já conta com o trabalho dos agentes ambientais. “Isso facilita a conscientização da comunidade. Somente com a participação ativa dos moradores o projeto terá o sucesso esperado”.
Até agosto, quando o ponto de coleta entrará em funcionamento, deve estar concluído o galpão projetado para abrigar os detritos, em área nos fundos da Delegacia da Polícia Civil, antigo pátio da Companhia Municipal de Trânsito, no bairro Sítio Cafezal. Segundo Santos, ainda no segundo semestre, outras regiões da cidade contarão com ponto de entrega voluntária de material para reciclagem.
E-Lixo A Semam promove até sexta-feira, durante a Semana do Meio Ambiente, a Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico. A cada dia, uma caçamba estará em um ponto da cidade, sempre das 9 às 16 horas, para que a população descarte o lixo eletrônico e equipamentos eletro-eletrônicos em geral, tais como aparelhos de televisão, geladeiras, fornos de micro-ondas, celulares, baterias, pilhas e carregadores, entre outros.
“Nesta segunda-feira temos 23 agentes ambientais fazendo um pedágio ecológico, com faixas de conscientização, na Avenida Nove de Abril, e percorrendo o comércio para anunciar o recolhimento desse tipo de lixo em uma caçamba instalada na Praça dos Emancipadores”, informou Santos.
Na terça-feira (7), a campanha ocorre no Jardim Casqueiro, com a caçamba instalada na Avenida Brasil, perto da Rua Maria do Carmo; na quarta-feira (8), na entrada principal da Vila dos Pescadores; quinta-feira (9), na entrada da Vila Esperança e da Vila Natal; e na sexta-feira (10), no acesso ao Jardim Nova República, junto à interligação Anchieta-Imigrantes.
O material coletado será levado à Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis e Educação Ambiental (CooperBen), de Guarujá, única do Estado de São Paulo com licença da Cetesb para dar destinação final adequada a equipamentos com substâncias tóxicas, tais como mercúrio e chumbo.
Um comentário:
Vai demorar um pouco, mas o material será destinado a um dos participantes do Movimento Litorâneo, a ABC Marbas, de Cubatão. Nossa rede já está dando frutos, trabalhar em conjunto.
Postar um comentário